Sociedade e Indivíduo - 15/06
Na aula do dia 15/06, foi proposta a leitura de uma parte do livro "Sociedade do indivíduo" de Norbert Elias, que foi um sociólogo alemão. O texto retrata a interação da sociedade e o indivíduo que a ocupa.
Afinal a sociedade é um conjunto de várias pessoas, porém ela não foi pensada por ninguém nem individualmente ou em conjunto. O que importa é a sua formação sócio-histórica, então certos indivíduos que a ocupam vão observando como certas ações influenciam outras pessoas e a sua volta assim é criado um modelo conceitual que a população passa a seguir.
O indivíduo vai agir perante a sociedade dependendo do meio e das pessoas com quem convive, ou seja, a formação do indivíduo depende da evolução da história e do padrão social em que ele é composto.
Para Elias existe uma coexistência entre ambos já que uma não existe sem a outra, ou seja o indivíduo existe para a sociedade e a sociedade existe para o indivíduo.
Então podemos dizer que o que importa não é a relação entre as partes, mas sim o todo, pois para se ter uma compreensão de todo o conjunto é impossível tentar decifrar vendo apenas um indivíduo ou uma parte da sociedade desconsiderando o resto.
Bibliografia:NORBERT, Elias. A Sociedade dos Indivíduos (1939) In: A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994 (tópico I e II), p. 12 a 26 do pdf.
Yasmin: há um problema de formatação de texto que não permite a leitura na tela aberta (no laptop e no celular). Confira.
ResponderExcluir