Marcadores sociais da diferença: gênero, classe, etnia e raça - 27/07
Na aula do dia 27/07, houve uma palestra da Prof. Dra. Eliane Gonçalves da Costa onde foram debatidos diversos assuntos, principalmente o racismo estrutural, cordial e a interseccionalidade de gênero, raça e classe. Como o racismo ainda é muito presente no Brasil principalmente com a mulher negra, está cada vez mais difícil essas pessoas terem acesso ao conhecimento de qualidade e poder participar na sociedade sem ter medo. O machismo e o racismo para a mulher negra eles andam cada vez mais entrelaçados no vídeo complementar proposto pelo professor da Kimberle Crenshaw “A urgência da interseccionalidade” retrata bem toda essa situação.
Os casos expostos por Kimberlé na sua palestra para o TED foi as diversas mortes de mulheres negras que foram mortas por policiais e não tiveram o apoio midiático atrás de justiça, como casos de homens que foram mortos na mesma situação. a interseccionalidade é isso, essa descriminação é sentida duas vezes mais pelo sexo feminino de cor retinta.
- MORAES, Eunice Lea de; SILVA, Lucia Isabel Conceicão da. Feminismo negro e a interseccionalidade de gênero, raça e classe. In Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, vol. 7, nº 13, p. 58-75, 2017.
- AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Ed. Jandaíra, 2020.
- Kimberle Crenshaw - A urgência da interseccionalidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQccQnBGxHU
Comentários
Postar um comentário